Quem é você Alasca? - John Green



Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".



Resenha:

Este é, indubitavelmente, o melhor romance escrito por John Green. Não há apelação para doenças que te obrigam a ser empático com os personagens, não há o ideal de encaixe utópico entre um casal, não há uma adolescência fantasiosa. O que temos aqui são personagens imperfeitos, frágeis e fortes ao mesmo tempo, indivíduos que estão lutando com suas próprias angústias e que não podem ser definidos pelo que aparentam ser, pois, assim como qualquer pessoa real, eles não são um produto acabado ou concreto.

Miles, protagonista da obra, por escolha própria, passa a viver num colégio interno, longe de sua família e de sua zona de conforto. Neste novo e incerto ambiente, o enredo se desenrola e o leitor é abduzido para a nova vida do rapaz, experimentando um pouco de suas descobertas, transforações e desafios. Nesse sentido, os cenários, a linguagem, as roupas e até mesmo os gestos dos personagens são descritos de forma capaz de nos absolver durante a leitura, convencendo qualquer indivíduo de que a história poderia ser real, de que ele próprio poderia estar ali e se sentir daquela forma. 

Torna-se fácil se identificar com os personagens, sobretudo com a mais plural já apresentada em qualquer romance: Alasca Young. Uma jovem inteligente, bonita e ousada. Contudo, se isso for tudo o que você enxergar nela, então você não está lendo direito. De forma sutil, o autor nos permite perceber em Alasca uma dor sólida, contundente e desoladora. Ela carrega em si mais do que as problemáticas usuais da juventude. Alasca, do ponto de vista que formei a partir da margem dada na narrativa, traz consigo o cansaço de existir.

Em suma, os elementos fundamentais de "Quem é você, Alasca?" são a amizade, a lealdade, a tentativa de construir a si próprio e o entendimento da importância que as pessoas têm em nossas vidas, assim como nós temos nas delas. Para adolescentes que se sentem perdidos ou confusos e para adultos que ainda não se esqueceram de como é ser jovem e querer encontrar o seu "grande talvez", esse livro é uma ótima opção.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Querido Leitor.

Não deixe de comentar sobre a postagem que acabou de ler. Dicas serão sempre bem vindas, mas por favor, não escreva ofensas.

Obrigada.